1 - Quando são realizados os processos seletivos para ingresso no curso de mestrado? Quais os requisitos necessários?
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza uma chamada de seleção por ano para ingresso no curso de mestrado profissional. As inscrições geralmente começam no início do mês de abril e as provas são realizadas no mês de maio ou junho. As matrículas acontecem no início de mês de julho ou agosto do mesmo ano.
O processo seletivo é dividido em três etapas: na primeira, ocorre o envio de documentos da inscrição e homologação (eliminatória); na segunda, tem a prova objetiva de conhecimentos gerais e texto curto (eliminatória e classificatória); e na terceira, e última, é realizada a entrevista (classificatória).
2- Quais são os documentos necessários para a matrícula?
Para completar a documentação inicial já entregue na inscrição é necessário apresentar:
- Três fotos 3x4;
- Identidade civil, para quem apresentou carteira de habilitação na inscrição;
- Carta da instituição empregadora, com anuência da chefia /supervisão imediata, formalizando e autorizando liberação das atividades laborais para garantir participação integral das disciplinas.
Observação: Os demais documentos são internos e são assinados no ato da matrícula.
3- Qual o procedimento para trancar a matrícula no Programa?
Neste caso, o aluno e orientador devem enviar carta para a Coordenação solicitando o trancamento e justificando o motivo. O pedido será avaliado pela Comissão de Pós-graduação.
4- Por quanto tempo é possível manter a matrícula trancada?
Conforme regulamento do curso, a Comissão de Pós-graduação do Programa poderá conceder, por motivos relevantes, trancamento geral de matrícula por até um semestre letivo para os alunos de mestrado.
5- Como solicitar a reabertura da matrícula?
O pedido de reabertura da matrícula deverá ser efetuado antes de completar o período de trancamento concedido; caso contrário, o aluno será considerado desistente.
6 - Como solicitar prorrogação da bolsa de estudos por licença maternidade ou questões de saúde?
Preferencialmente, após o parto, a aluna deverá entregar carta formal assinada pelo orientador e a certidão de nascimento para que a coordenação possa conceder a prorrogação e realizar a alteração do período da bolsa.
Em caso de problemas de saúde física ou mental, o aluno deverá enviar para o e-mail do Programa a solicitação juntamente com o laudo médico e em cópia com o endereço do orientador.
7 - Quantos créditos são obrigatórios para o mestrado?
Os alunos deverão passar pelas seguintes etapas de formação: aprovação em disciplinas obrigatórias e eletivas, elaboração e aprovação de projeto de pesquisa por comissão julgadora, desenvolvimento do trabalho de pesquisa, aprovação em exame de qualificação e escrita e defesa de dissertação.
As disciplinas totalizam a carga horária de 400 horas, referente a nove disciplinas obrigatórias do PPG-VCV com 40 horas de carga horária em cada uma e mais um mínimo de 40 horas cursadas em disciplina eletiva.
O mestrado profissional não exige dedicação exclusiva. Os alunos poderão desenvolver seus projetos concomitantemente com suas atividades profissionais. Contudo, a presença nas disciplinas é obrigatória com, no mínimo, 75% de frequência.
São obrigatórios 20 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas.
8 - Como agendar uma reunião com a Coordenação do curso?
O interessado deverá solicitar a reunião com o Coordenador do curso enviando e-mail para o endereço eletrônico posgvcv@ioc.fiocruz.br, informando o motivo da reunião. A secretaria verificará a disponibilidade do coordenador e agendará data e horário para a reunião.
9 - É necessário apresentar projeto de dissertação? Qual o prazo?
O projeto de pesquisa deve ser apresentado nos primeiros meses do mestrado profissional após escolha do orientador. O projeto será avaliado por uma banca de avaliadores internos e externos ao Programa.
10 - Quais são as disciplinas obrigatórias para o mestrado profissional?
- Metodologia do trabalho científico
- Controle de vetores
- Taxonomia clássica
- Ecoepidemiologia das doenças transmitidas por vetores
- Biologia de vetores e interação com patógenos
- Sistemática molecular
- Diagnóstico laboratorial dos agentes infecciosos e parasitários
- Vigilância malacológica e entomológica
- Prática de vigilância e controle
11 - Qual é o procedimento para agendar a apresentação da Qualificação?
A agenda de qualificações é organizada e definida anualmente pela Comissão Permanente de Qualificações do PG-VCV. As datas das apresentações têm inicialmente como base a metade do curso do aluno. Havendo impossibilidade de se apresentar na data pré-estabelecida, aluno e orientador devem procurar a Comissão para verificar as possibilidades para que ocorra em uma nova data. Na etapa de qualificação, além de apresentar os resultados para a banca avaliadora, o aluno também deve entregar um relatório de qualificação.
12- Qual é o procedimento para solicitar declarações e históricos?
Para solicitar documentos, como históricos ou diferentes tipos de declarações, é necessário encaminhar solicitação para o e-mail atendimentoseac@ioc.fiocruz.br.
13 - Qual é o procedimento para verificar as disciplinas oferecidas nos semestres?
Para verificar as disciplinas oferecidas nos semestres, assim como os dias, horários, local, ementa e se as mesmas possuem pré-requisito, o aluno deve acessar a Plataforma DIEF ou SIGA (Cursos/Programa/Disciplina). Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Setor de Disciplinas pelo e-mail disciplina@ioc.fiocruz.br.
14 - O que é necessário para validar créditos em disciplinas cursadas em outras instituições?
Para validar créditos, o aluno deve entregar carta do orientador solicitando a validação, além de certificado/declaração constando ementa (ou programa) da disciplina cursada, carga horária, período e conceito da disciplina para que a Coordenação avalie o pedido.
15 - Como proceder quando o aluno é reprovado por nota ou por falta em uma disciplina?
O aluno reprovado em uma disciplina obrigatória deverá cursar a mesma disciplina em outro período, a fim de substituir o resultado da reprovação na disciplina. O aluno não poderá ser reprovado duas vezes na mesma disciplina ou ter duas reprovações em disciplinas diferentes.
16 - O que é necessário para agendar a defesa da dissertação?
O primeiro passo é o aluno entrar em contato com a Comissão Permanente de defesas (CP-defesas) pelo e-mail cp.defesas.vcv@gmail.com com a prévia da dissertação em anexo e a lista de membros para banca examinadora com seus links de lattes.
Após aprovação dos membros da banca e da boneca da dissertação, o aluno poderá encaminhar a dissertação para o revisor que terá 15 dias para revisão. Nesse momento o aluno deverá enviar e-mail para o setor de reservas pelo e-mail reservaensino@ioc.fiocruz.br juntamente com o formulário de agendamento (disponível em Secretaria Acadêmica: Informações, Formulários e Documentos) para reservar sala, local e horário para a defesa. O agendamento deve ser realizado com prazo de 30 dias de antecedência da data da defesa.
Após aprovação da dissertação pelo revisor após correções do aluno, este poderá encaminhar a dissertação em PDF para os membros da banca examinadora e para o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (PGVCV/IOC/Fiocruz).
17 - O que é necessário para a entrega da versão final da dissertação?
Para a entrega da versão final e encadernação pela Secretaria Acadêmica é necessário providenciar:
- Uma versão eletrônica em PDF
- Formulário de autorização de publicação (disponível em Secretaria Acadêmica: Informações, Formulários e Documentos)
- Carta do presidente da banca
18 - Qual deverá ser a composição da banca examinadora da defesa de tese ou dissertação?
A comissão examinadora será constituída por três (03) membros (doutores ou com experiência comprovada na área de Vigilância e Controle de Vetores), sendo obrigatoriamente um (01) membro pertencente ao PPG-VCV e um (01) membro externo ao IOC. Além disso, devem ser indicados dois membros suplentes, sendo um interno e outro externo ao IOC. É vedada a participação de doutores do laboratório do orientador na Banca Examinadora.
19 - No mestrado profissional do PPG-VCV tem obrigatoriedade de produzir um produto fruto da dissertação?
Não existe a obrigatoriedade, mas sim um incentivo de produção de produtos técnicos que possam impactar a sociedade de forma a beneficiar a vigilância e controle de vetores. Os principais produtos técnicos/tecnológicos são:
a. patentes;
b. tecnologia social;
c. cursos de formação profissional;
d. produto de editoração;
e. material didático;
f. software / aplicativo;
g. evento organizado;
h. produto de comunicação;
i. processo / tecnologia não patenteável;
j. relatório técnico conclusivo;
k. manual / protocolo.
20 - Qual é o prazo final para a defesa da dissertação?
O prazo máximo para defesa é 24 meses, a contar do mês em que a matrícula foi realizada. Por exemplo, para matrícula realizada em julho de 2021, a defesa deve ocorrer até o final de junho de 2023.
21 - Qual o tempo para apresentação do aluno na defesa de dissertação?
O aluno deverá fazer sua apresentação entre 30 a 50 minutos, seguida de arguição pelos membros da banca examinadora (30 minutos cada, entre perguntas e respostas).
22 - Quais os critérios exigidos pelo Programa para o cadastramento de novos orientadores?
O pesquisador, professor ou profissional que trabalha na área de vigilância e controle de vetores e que tem interesse em participar e colaborar com o PPG-VCV deve primeiramente enviar e-mail para a secretaria do Programa (posgvcv@ioc.fiocruz.br) formalizando interesse. A Comissão de Pós-graduação (CPG) do Programa irá analisar o currículo e linha de trabalho do profissional para avaliação se este se encaixa com o perfil de docentes do Programa, seguindo os seguintes critérios:
- Estar lotado como profissional da Fiocruz ou em outras Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras ou em setores do serviço;
- Ter produção científica ou técnica relevante;
- Ter experiência comprovada na supervisão e capacitação de profissionais;
- Apresentar formação e atuação que guarde estreita relação com as áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa do PPG-VCV.
A vinculação de novos docentes vai depender inicialmente do tamanho do quadro de docentes do Programa levando em consideração os critérios de avaliação pela área de Saúde Coletiva da CAPES.