Vigilância e Controle de Vetores - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em vigilância e controle de vetores

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Apresentação


O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (PPG-VCV/IOC), com nível de Mestrado Profissional foi criado em 2017 e está alocado na área Saúde Coletiva. O Programa é voltado para profissionais de nível superior interessados no estudo de vetores de importância para a Saúde Pública do Brasil.

O PPG-VCV pretende se estabelecer com liderança, pioneirismo e inovações, de forma a criar e sustentar ao longo dos anos uma massa crítica de profissionais em vigilância e controle de vetores. Tais profissionais devem propor e viabilizar iniciativas de vigilância e manejo integrado de vetores junto à comunidade e aos serviços públicos e privados de saúde, atuando como multiplicadores de saberes e ações de acordo com o estado da arte. O Programa apresenta duas áreas de concentração: Vigilância de Vetores; Controle/ Manejo Integrado de Vetores.

A PGVCV tem forte potencial de interação com a prestação de serviços em saúde pública e ambiental, com foco no desenvolvimento de estratégias e produtos no campo da vigilância e controle de vetores como mosquitos, moscas, caramujos, lesmas, carrapatos, barbeiros, entre outros. A diversidade de orientadores potencializa a geração de projetos e colaborações com um componente de inovação, em consonância com os desafios sociais.

A criação do Mestrado Profissional na área de vetores no IOC reflete necessidade há muito detectada nos serviços de vigilância entomológica e malacológica do Ministério da Saúde e surge de demanda direta da pasta à presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assumida pelo IOC, tendo em vista a experiência de seus profissionais nesse tipo de capacitação.

Espera-se que os mestres formados pela PGVCV sejam capazes de: aplicar o conhecimento adquirido; manter senso crítico e visão abrangente; conduzir e aplicar pesquisa inovadora e de excelência; formular, planejar, desenvolver e avaliar estratégias, tecnologias e políticas de vigilância e controle de vetores; preparar e redigir documentos científicos com vistas à publicação em veículos qualificados e na área de atuação do Programa. As atividades do curso de Mestrado Profissional tiveram início em agosto de 2017.

Confira a galeria de imagens do Programa, com fotos cedidas pelos docentes e discentes

Voltar ao topoVoltar