Vigilância e Controle de Vetores - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em vigilância e controle de vetores

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

05/07/2023

II Encontro da Pós de Vigilância e Controle de Vetores debate pesquisa e serviço


Maíra Menezes

Destinado a estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área, o ‘II Encontro do Programa de Vigilância e Controle de Vetores - Integração Pesquisa e Serviços de Saúde’ ocorreu nos dias 03 e 04 de julho, no campus Manguinhos da Fiocruz, com transmissão através do Canal IOC, no Youtube.

A coordenadora do programa, Daniele Castro, lembrou que a criação do curso respondeu à demanda do Ministério da Saúde para capacitação de profissionais na área. Foto: Ricardo Schmidt

Com palestras de profissionais do Ministério da Saúde e docentes do programa, o evento promoveu debates sobre a interação entre a pesquisa científica e as atividades de vigilância e controle de vetores nos serviços de saúde do país. 

Conhecimentos e produtos elaborados no mestrado profissional do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que podem contribuir para os serviços em diferentes regiões do país, também foram apresentados durante o encontro.

Na abertura do evento, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores do IOC, Daniele Castro, apresentou um panorama do curso, criado em 2017.

A primeira palestra do encontro foi ministrada pela diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), Alda Maria da Cruz, que abordou o tema ‘Prioridades em pesquisa aplicada aos vetores’.

A programação do primeiro dia contou também com uma mesa-redonda com apresentações de docentes do programa sobre temas ligados às cinco linhas de pesquisa do curso. São elas: diversidade e biologia de vetores; vigilância e ecoepidemiologia; gestão pública e qualificação profissional; controle e manejo integrado de vetores; e comunicação e sensibilização para controle de vetores. A gravação das atividades estará disponível em breve.

Confira as atividades de 04/07:

No dia 04, o encontro começou com uma mesa-redonda. O pesquisador do IOC, coordenador do Serviço de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses e docente da pós-graduação, Gilberto Gazêta discutiu o tema ‘Pesquisa aplicada ao serviço’. A assessora da Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde, Lidsy Ximenes, falou sobre ‘Serviço com apoio da pesquisa’.

Em seguida, a veterinária do grupo técnico de Doença de Chagas do Ministério da Saúde, Veruska Costa, abordou o tema ‘Vigilância de doenças de Chagas no Brasil: surtos de transmissão alimentar’.

Egressos e alunos do mestrado profissional apresentaram suas pesquisas e os produtos desenvolvidos no curso. Foto: Gutemberg Brito

À tarde, ocorreram apresentações orais de trabalhos selecionados entre os resumos inscritos no evento, sessão de pôsteres e apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos do programa.

O evento ocorreu no Auditório Maria Deane, localizado no Pavilhão Leonidas Deane, no campus Manguinhos da Fiocruz (Av. Brasil, 4.365).

Voltar ao topoVoltar